Lista A

O Conselho Nacional do Médico Interno (CNMI) assumiu nos últimos anos um papel de relevo no âmbito do Internato Médico. Para além das suas obrigações de órgão consultivo do CNE da Ordem dos Médicos, o CNMI foi voz activa dos internos junto dos colégios, do Ministério da Saúde, Órgãos do Internato Médico e até a nível europeu. Dados os graves e frequentes erros processuais nos concursos que afectam os médicos internos, o CNMI foi obrigado a despender muita energia a minorar danos causados, ficando algumas metas por cumprir.

As capacidades desenvolvidas nos mandatos anteriores juntam-se, na lista A a um novo grupo de colegas com um conjunto de experiências e perspectivas diversas, numa enorme motivação para melhorar o internato médico em Portugal.

Candidatamo-nos com o objectivo de, nos próximos 3 anos, contibuir para um Internato Médico de excelência partindo da reflexão sobre a educação médica e processo formativo actual e apresentando soluções e projectos, nomeadamente na área do ensino basedo em competências, na agilização da mobilidade dos internos e promoção da investigação médica.

Há um conjunto de assuntos que vão também exigir uma reflexão e posição sustentada dos representantes dos internos que nos propomos abordar, como a revisão do Regulamento do Internato Médico, concurso, prova e vagas de acesso ao internato, autonomia dos internos e carreiras médicas.

Vamos continuar também a desenvolver as actividades e instrumentos que suportam estes conceitos, como o MostrEM, Congresso Nacional do Médico Interno, provedoria do interno e representação nacional e internacional.

Contribui para o nosso trabalho com o teu voto de confiança e com a tua participação.

André Santos Luís



Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, é actualmente Interno do 3º ano em Estomatologia no H.S.M. Braga. Fez parte da associação de estudantes da FMUP (1999-2001) e da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (2001 a 2005). Foi membro do Conselho Nacional do Médico Interno (CNMI) desde 2006 e faz parte da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos desde 2008. Representante da Ordem dos Médicos na Comissão Regional dos Internatos Médicos – Norte.